Header Ads

O Fim do Toca do Pip


Olá, galera! Infelizmente o Toca do Pip está chegando ao fim, o que significa que eu não irei mais publicar novos artigos ou atualizar os guias muito em breve. Existem muitos motivos para eu ter tomado essa decisão, então se quiser saber mais sobre isto convido você a ler este post.


2019 está começando, e muitas coisas aconteceram desde o lançamento do Toca do Pip. O blog começou como uma ideia do Droust lá em 2016 e foi criado e administrado por mim (Mephistia) desde então. Nós começamos apenas com tradução das Notas de Patch (a primeira foi da OB35, no lançamento do Mal'Damba) e ainda utilizávamos o site criado no Weebly, sem domínio próprio. Se você acessar o antigo site no Weebly, ele redireciona para este atual.

Desde então começamos a publicar não apenas traduções de notas, mas guias de Campeões novos e notícias como Teasers, artigos, cálculos matemáticos referentes ao jogo, hotfixes, entrevistas, tutoriais/guias e muito mais. O Toca do Pip cresceu e se tornou o maior portal de Paladins no Brasil.

O que muita gente pode não saber é que a única pessoa que publica os artigos aqui no site sou eu, Mephistia, e isso consome grande parte do meu tempo. Preciso ficar online sempre nos horários entre 10 da manhã e 8 da noite preparada para receber notificação de algum teaser novo publicado no Twitter do Paladins ou dando F5 no site oficial esperando saírem as Notas de Patch em inglês para que eu possa traduzir o mais rápido possível.

Eu passei a perceber que essa necessidade de ser sempre a primeira fonte das notícias em português não vale a pena, pois muitas vezes o Teaser publicado é uma imagem que já está circulando pelas comunidades do jogo (seja no Discord, Facebook, Amino etc), ou é uma notícia que já está em português no site oficial. 

Eu achava que o grande diferencial do Toca do Pip era traduzir o conteúdo em inglês para aqueles jogadores brasileiros que não possuem muito conhecimento da língua ou preferem a praticidade de entender rapidamente as mudanças no jogo na sua língua nativa, e talvez isso ainda seja verdade, mas agora a própria equipe do Paladins possui pessoas que publicam as novidades em português. Talvez não na mesma velocidade que eu traduzo, mas com os nomes das habilidades exatamente como traduziram dentro do jogo, evitando incoerências (exemplo: quando eu traduzi as notas do patch 2.01, traduzi a habilidade da arma da Imani como Raio de Gelo, mas nas notas do site e dentro do PTS em português está como Raio Congelante). Isso me fez perceber que eu estava colocando muito tempo e imediatismo em algo que não é necessário tanto esforço. Muitas vezes eu deixei de fazer refeições ou sair de casa para focar em traduzir as notas e publicá-las o mais rápido possível. E agora eu percebo o quanto isso foi estressante e nada saudável para mim.

Além disso, apesar dos anúncios no site, eu nunca recebi um valor grande o suficiente para poder retirar do AdSense em um mês. Quando o site está indo bem, eu recebo uns 18 dólares no fim do mês. O AdSense exige 100 dólares para retirar o dinheiro, e para retirar para o meu banco ainda existe uma taxa de 20 dólares. Eu preciso criar conteúdo no site por pelo menos 6 meses para poder retirar 80 dólares.

Este ano eu pretendo focar nos meus estudos (faço faculdade de desenvolvimento de jogos, quem sabe um dia eu esteja lá na Evil Mojo corrigindo os bugs do Terminus), na minha vida pessoal e deixar um pouco de lado essa fixação por publicar conteúdo no Toca do Pip imediatamente. Como eu disse na chamada do artigo, eu não irei publicar novos artigos muito em breve, mas não significa que este é o último post do Toca do Pip. Eu continuarei publicando grandes novidades como eles publicam no site oficial (Notas de Patch, algum guia de como conseguir um item grátis, artigos com cálculos e outras coisas mais elaboradas, sem sobrecarregar meu tempo livre).

O que vocês podem esperar para o Toca do Pip este ano é menos posts de imediatismos (teasers, notícias de duas linhas, etc), porém posts mais longos e de dicas e utilidades, e com bem menos frequência de posts. Irei publicar as Notas de Patch depois que forem traduzidas no site oficial, com algumas correções e mais fiel ao texto em inglês. A frequência dos posts irá diminuir gradativamente a partir de hoje. O domínio do Toca do Pip é válido apenas até a metade deste ano (em julho, se não me engano). Não irei renovar o domínio após esse período, portanto este é o último ano do Toca do Pip. Também não irei mais atualizar o Guia do Iniciante com conteúdo do Passe de Batalha, já que foi dito que este ano haverá muito mais passes do que teve em 2018, e isso tomará grande parte do meu tempo.

Espero que entendam o que isso significa para minha saúde e o tipo de conteúdo reduzido que o Toca do Pip apresentará daqui em diante. Falando em conteúdo reduzido, as mudanças realizadas após testes no PTS da atualização 2.01 foram atualizadas diretamente nas Notas de Patch, pois não há necessidade de criar um novo post para isto. E eu também criarei um outro post quando achar que não irei mais publicar nenhum conteúdo no site (provavelmente próximo de julho) para deixá-los cientes dos últimos dias do Toca.

Saibam que eu ainda estou envolvida com a comunidade, seja administrando o grupo Paladins Brasil no Facebook, desenhando fanarts e acompanhando vários servidores no Discord. O Paladins é um jogo que eu gosto de criar conteúdo, mas está tomando muito do meu tempo e eu desejo focar em coisas mais importantes este ano. Obrigada por lerem até aqui! Nos vemos em um outro post longo.


Mephistia