Header Ads

Manutenção de 24 horas dura mais que o esperado


Olá, pessoal! Como vocês já sabem (ou se surpreenderam ao abrir o jogo hoje), Paladins está em manutenção por conta da junção dos bancos de dados para possibilitar a jogabilidade e progressão multiplataforma. Porém, a manutenção de "24 horas" está durando mais do que o esperado. Saiba mais sobre essa manutenção e o que ela significa.


Conforme foi anunciado diversas vezes por vários meios, o Paladins está se encaminhando para possibilitar partidas entre PC e consoles, além de progressão multiplataforma (a mesma conta com os mesmos itens e níveis em qualquer sistema). Para isso foi necessário juntar as base de dados dos sistemas, com todas as contas em todas as plataformas, em uma única base de dados.

Essa junção necessitou de uma manutenção prolongada, já que, segundo a própria empresa, são mais de 25 milhões de jogadores (ou melhor, contas) através de todas as plataformas. Multiplique essas 25 milhões de contas pelas dezenas (ou centenas) de informações individuais de cada conta e você pode perceber a quantidade de dados que precisou ser transferida.

Para tentar agilizar o processo (ou pelo menos permitir que o jogo esteja online novamente mais cedo), a equipe preferiu separar em dias diferentes as bases de dados que seriam juntadas. No dia 5, apenas os servidores de PC e PS4 (que, apesar de não estar incluso originalmente no crossplay, a equipe preferiu adicionar os dados do console da Sony na nova base de dados mista, caso futuramente haja a possibilidade de crossplay nessa plataforma) foram afetados. A intenção é adicionar os dados de contas do Xbox e Switch (que já possuem crossplay entre si) em um outro dia, diminuindo o tempo offline dos servidores.

Porém, como vocês já devem ter percebido pelo título desse artigo, a manutenção está durando mais do que "apenas" 24 horas, como tinha sido prometido. Isso se deve a enorme quantidade de dados transferidos, sem contar os possíveis problemas que podem ter ocorrido durante o processo. A gerente de comunidade EvilMojoMolly já informou que a equipe está trabalhando para trazer os servidores de volta em um Tweet:

"Bom dia, Campeões! A equipe esteve trabalhando sem parar na manutenção da nossa base de dados e gostaria de dar a vocês uma nova informação de que parece que vamos ultrapassar nossa estimativa inicial de 24 horas. Estamos fazendo tudo que podemos para trazer o jogo de volta online e em suas mãos o mais rápido possível!"

Com essa informação da Molly, podemos entender que uma equipe esteve encarregada de supervisionar a manutenção durante todo o dia (e noite!), e ainda está encarregada de verificar e corrigir quaisquer problemas durante esta manutenção. Portanto, sejam pacientes com os funcionários e não fiquem ansiosos sem necessidade.

Esta manutenção não traz uma nova atualização ou hotfix, então não esperem uma "otimização" ou "correção de bugs em massa" após o game retornar, pois essa não era a intenção da manutenção. Lembre-se que o PTS ainda está online, mesmo durante a manutenção da base de dados, e você pode jogar e testar a próxima atualização de Paladins. Para saber mais sobre o PTS e como baixá-lo, clique aqui.

A jogabilidade e progressão multiplataforma está prevista para chegar com a atualização 2.1 em janeiro de 2019. Entre os detalhes dessa funcionalidade está a possibilidade de ter uma única conta que é atualizada em todas as plataformas que você quiser jogar, modo competitivo restrito a jogadores com mesmo input/periférico e a possibilidade de escolher se quer jogar com jogadores de outras plataformas ou não. Saiba mais sobre o crossplay aqui.

Enfim, espero que tenham entendido o motivo dessa manutenção estar durando mais do que o estimado! Caso você esteja preocupado com as recompensas diárias, lembre-se de que elas não resetam mais, portanto não há motivos para preocupação, sua contagem da semana irá retornar exatamente no ponto em que estava da última vez. Ah, e essa imagem ilustrativa do artigo é só para vocês se lembrarem da beleza do Fernando e não ficarem com saudades ;)